14 março 2010

"Pessoas Defensivas são Orgulhosas"

"Pessoas Defensivas são Orgulhosas"
Mack Tomlinson

"Que somente Cristo seja nossa única defesa”.

“Uma das definições do dicionário para um ‘barômetro’ é que ele é ‘um indicador’. Então, todas as vezes que sinto defensividade em mim mesmo ou em outros, isso é um barômetro indicando orgulho ou imaturidade.
Você não pode ser defensivo, se você for exibir humildade e semelhança com Cristo. Você não pode ser defensivo, se você for tornar-se ensinável e moldado pelo Senhor. Você não pode ser defensivo, se pastores e outros crentes forem assumir o lugar que lhes é apropriado em seu crescimento espiritual.
Uma pergunta honesta e válida: Será que sou uma pessoa defensiva?
Se nos tornamos defensivos quando outras pessoas apontam algo em nossas vidas, então ainda somos imaturos em certo sentido.
A defensividade está enraizada em orgulho e preconceito. Não estar disposto a ser corrigido é defensividade enraizada em orgulho. A defensividade levanta sua feia cabeça toda vez que alguém toca num nervo em nossas almas, possivelmente expondo que podemos estar ERRADOS sobre alguma coisa. Defensividade é aquele sentimento que tenho quando alguém me desafia em alguma coisa, possivelmente expondo que eu possa ter pontos cegos que ela pode ver e que eu não. A defensividade mostra sua cara no melindre, quando alguém discorda de mim de qualquer forma. Se sou defensivo, é porque o orgulho está de cabeça erguida dentro de mim. Se sou defensivo, é porque penso que sei mais do que qualquer pessoa que discorde de mim. Se sou defensivo, é porque ainda sou – em alguma medida real – uma pessoa que não pode ser ensinada. Revelo isso numa atitude interior de que eu jamais poderia estar errado.
Se outro crente ou algum dos meus pastores vêm até mim para compartilhar algo que eles sentem ser uma necessidade em minha vida, será que respondo com defensividade ou será que ouço em silêncio, dando realmente ouvidos ao que eles estão dizendo, certificando de que estou entendendo tudo, agradecendo a eles por terem me procurado e, depois, examinando a mim mesmo diante do Senhor para receber o que Ele quer para mim? Se sim, isto é maturidade e semelhança com Cristo. Como eu reajo nestes momentos fará toda a diferença entre crescimento real e transformação ou não.
Se sou defensivo quando outro irmão ou irmã em Cristo dizem alguma coisa com a qual não concordo, revelo que ainda estou tentando viver como uma ilha, separando a mim mesmo do Corpo, afirmando minha independência carnal do Corpo e, portanto, do Cabeça também.
A defensividade está tão enraizada em nós, que é quase como respirar. Nós a exibimos mesmo quando não sabemos, basta sermos corrigidos, desafiados ou repreendidos. É comportamento feio e imaturo. É orgulho impondo sua presença inglória. Quando sou defensivo, estou longe de ser parecido com o Senhor Jesus, ali mesmo. Que o Senhor nos salve deste mal perverso e contínuo!
Jesus não foi defensivo nenhuma vez em sua vida; jamais; nem sequer uma! E Ele está me chamando para abandonar isto; morrer para mim mesmo diariamente, e tornar-me sem defesas próprias, até que Ele próprio – e somente Ele – seja minha única defesa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário