06 abril 2009

Seção dois
OBEDECER A QUEM?


Obediência. Essa palavra freqüentemente é sussurrada com desdém quando nossas atitudes rebeldes perguntam: “Obedecer a quem?”. Nossa cultura se orgulha da liberdade de pensamento. Dizer que você é obediente soa como se fosse um cristão simplório, alguém que segue cegamente ao Senhor – sem compreensão ou entendimento. Todavia nada está mais longe da verdade. Não é o fraco que anda em obediência, mas o forte. O caminho para a presença de Deus implica ouvir a voz de Deus, e depois obedecer à verdade revelada.
Abraão é chamado o pai de todos os que crêem (veja Romanos 4.16). Deus diz em Isaías: “Olhem para Abraão, seu pai, e para Sara, que lhes deu a luz. Quando eu o chamei, ele era apenas um, e eu o abençoei e o tornei muitos” (Is 51.2). Deus não chamou um grupo de pessoas – ele chamou apenas Abraão. E este teve coragem de obedecer e seguir a voz de Deus. Precisamos de coragem e de um coração submisso para deixar o conforto, a segurança e os familiares e permitir que o Espírito de Deus nos guie. Abraão deixou para traz sua família, amigos e a herança do homem para fazer a vontade de Deus. Assim, para conhecer a Deus, ele saiu e seguiu ao Senhor para uma terra desconhecida e escolhida por Ele.
No processo Deus abençoou a obediência de Abraão, aumentando suas possessões e família. Entretanto, quando Abraão deixou sua vizinhança confortável e chegou à terra onde o Senhor o guiou, ele estava em meio a uma severa fome. Agora pare e pense sobre Isso. Deus promete abençoar Abrão (seu nome original), para fazer dele uma grande nação e tornar seu nome grande. Em obediência, Abraão deixa tudo e segue ao Senhor para a terra – de fome ?
A maioria de nós, na circunstancia de Abraão, teria julgado que erramos a dar ouvidos a Deus e retornaríamos a nossa terra natal. Mesmo assim, Abraão não deixou que essas circunstancias afetassem sua fé em Deus. Ele sabia que o Senhor era capaz de prover durante a fome. Ao longo do caminho até Deus,devemos obedecer è sua palavra e, em fé, seguir em frente em nossa jornada, sem titubear. Através da obediência, Deus revela-se a nós de uma nova maneira.
Considere algumas pessoas-chave da Bíblia e como elas avançaram em fé e obediência.
O profeta Samuel afirmou a Davi que ele seria um rei – ainda que Davi passasse anos nas cavernas do deserto antes de assumir o trono.
José sonhou sobre um grande futuro – então passou doze anos em sofrimento, primeiro em um poço, depois em escravidão e em um calabouço, até o sonho tornar-se realidade.
João Batista foi chamado para ser o maior profeta. Seu contou-lhe sobre a visão de seu chamado. A lembrança daquela visão o conduzia ao vagar pelos desertos da Judéia por vários anos.
Ao longo do caminho para a presença divina, o Senhor revela-se a nós de um modo forte e novo. E uma canção profética de louvor, Isaías declarou: “A vereda do justo é plena; tu, que és reto, tornas suave o caminho do justo. Andando pelo caminho das tuas ordenanças esperamos em ti, SENHOR. O teu nome e a tua lembrança são o desejo do nosso coração. "A minha alma suspira por ti durante a noite; e logo cedo o meu espírito por ti anseia, pois, quando se vêem na terra as tuas ordenanças, habitantes do mundo aprendem justiça” (Is.26.7-9).
Avançamos em nosso caminho para sua presença, desejando conhecer melhor a Deus e fazer o que é certo. Deus queria revelar-se aos filhos de Israel, assim como se revelou a Moisés. Mais os filhos de Israel recuaram de tal experiência e disseram a Moisés. “vá, fale ao Senhor, volte e nos diga o que Ele disse e nós faremos” (veja Deuteronômio 5.27). Eles nunca o conheceram, nunca souberam nada sobre Ele. Portanto, nunca poderiam cumprir seus mandamentos, nunca entrariam na terra prometida. Deus quer nos atrair para perto de sua presença através da obediência. Estabeleça em seu coração buscar a Deus. Limpe suas mãos e purifique seu coração. Então siga em frente pela fé. Pelos próximos cinco dias, examinaremos a obediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário