19 fevereiro 2009

Devocional

19/02/09 - 10:30
5º dia
"A ESTRADA PELA QUAL POUCOS VIAJAM"
Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o SENHOR. Assim como os céus são mais altos que a terra, também os meus caminhos são mais altos que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos que os seu pensamentos.

- ISAÍAS 55.8.9
Poucas pessoas tem viajado por essa estrada. Contudo, Deus está preparando muitos para começarem a jornada. O caminho para sua presença nos guiará através do deserto, pela estrada do Senhor chamada santidade.
Segundo certa definição, santidade é “o estado de ser puro”. Jesus desse: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus”. (Mt 5.8).
Em um dia inesperado, Jesus virá para uma igreja sem mancha nem ruga ou coisa semelhante (veja Efésios 5.27). muitos de nós tem tentado obter santidade pela obediência a regras e regulamentos e temos falhado miseravelmente. Como os judeus que tentaram (e falharam) cumprir a Lei para receber a salvação, não podemos anda em santidade através de uma série de regras regulamentos. Muitas pessoas tem construído essas restrições auto-impostas com regras legalistas e coisas tangíveis (i.e., não usar maquiagem, seguir um rígido padrão de vestuário, não assistir a televisão). Todos esses limites exteriores foram estabelecidos numa tentativa de obter pureza interior.
Deus não procura por uma forma exterior de santidade, sem transformação interior. Ele quer uma mudança interior do seu coração, por que um coração puro produzirá uma conduta pura. Jesus disse: “Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo” (Mt. 23.26).
Seu coração é puro, você não vai querer se vestir de maneira sedutora. No entanto, mesmo com um vestido abaixo dos tornozelos, uma mulher ainda pode ter uma atitude sedutora. Um homem pode vangloriar-se de nunca ter divorciado, mais ele é santo quando, em seu coração, deseja outra mulher? Não.
Se seu coração é puro, ter uma televisão não o induzirá a assistir ou a desejar nenhum programa impuro. Algumas pessoas tentam provar que se os cristãos tem televisões em seus lares, eles são carnais. Ter equipamentos eletrônicos em nosso lar não é um critério para definir mundanismo – seu coração faz essa determinação. Você pode não ter televisão em seu lar e cobiçar uma em seu coração. Se seu coração é puro, você almejará somente o que Deus deseja.
No deserto ou durante os períodos secos em nosso relacionamento com o Senhor, Deus purifica nossos motivos e intenções. Quando você andar no caminho da santidade em direção a um intimo relacionamento com Deus, lembre-se novamente das palavra de ISAÍAS 35.8: “ E ali haverá uma grande estrada, uma caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão”. Observe que as pessoas de coração perverso nunca viajarão nesse caminho. Aqueles que pendem para o mal não tem interesse na santidade nem em seguir os caminhões de Deus. Como seguidores de Jesus, queremos andar na Estrada da Santidade. Quando seguimos os caminhos de Deus, encontramos a trilha para a intimidade.

REMOVENDO BARREIRAS
Santidade não é uma série de regras de conduta – mas uma atitude de coração. Ao se achegar a um Deus santo, que mudanças você operará para purificar seu coração? Faça uma avaliação sincera de seus próprios motivos, intenções e comportamentos e se comprometa a mudar uma atitude de coração – mesmo que pequeno. Isso aprofundará se relacionamento com Jesus.

ORAÇÃO
“Senhor, os resultados intangíveis de minha fé são tão difíceis. É muitas vezes mais fácil criar regras e regulamentos sobre meu comportamento exterior. Dá-me olhos espirituais e percepção para remover esses “fazer e não fazer da minha vida”. Trabalho no meu coração. Remova o meu coração de pedra e dá-me um coração de carne.
Pai, eu desejo ser puro diante de ti e viajar pelo Caminho da Santidade. Ensina-me teus caminhos e ajuda-me a andar tua trilha. Molda-me, modela-me e guia meus pensamentos de modo que eles constantemente tornem a ti. Agradeço a ti por teus caminhos serem mais altos que os meus caminhos e os teu pensamentos mais altos que os meus pensamentos. Dá-me teu discernimento e ajuda-me hoje e durante os meus anos no futuro. Eu te amo, Jesus. Pela fé, eu espero que tu faças muito mais abundantemente do eu possa pedir ou pensar. Amém.

A LUZA DE HOJE PARA O CAMINHO:
Levítico 10.1-3; Levítico 19.2;2 Coríntios 6.14 -7.1; I Tessalonicenses 4.1-8; I Pedro 1.13-19

Nenhum comentário:

Postar um comentário