19 fevereiro 2009

Mundo a Fora

19/02/2009 -10:38

"Em nome da intolerância"
Crentes fundamentalistas americanos vão ao Reino Unido protestar contra peça que faria apologia do homossexualismo.


Os fiéis radicais da Igreja Batista de Westboro, nos Estados Unidos, já se notabilizaram por atitudes fundamentalistas. Eles costumam marcar presença nos sepultamentos de vítimas da Aids portando cartazes com dizeres como “Deus odeia bichas” e outras mensagens intolerantes. Pois a nova ação do grupo será do outro lado do Atlântico: uma delegação da igreja planeja ir ao Reino Unido protestar contra a exibição de uma peça estudantil que, no entender dos ativistas, faz apologia ao homossexualismo. O espetáculo, intitulado The Laramie Project, conta a história de Mathew Shepard, homossexual do Wyoming que foi espancado até a morte em 1998 e virou símbolo da luta pelo fim da violência contra os gays.
Na terça-feira, o grupo informou que havia enviado secretamente alguns fiéis para a Grã-Bretanha, antes de serem impedidos de entrar no país por conta de crimes de racismo. A igreja, fundada por Fred Phelpa, ficou famosa quando usou o enterro de Shepard para mostrar ao mundo as suas crenças contra os homossexuais. Nos últimos anos, os membros da igreja causaram ainda mais polêmica ao começarem a frequentar funerais de militares americanos mortos no conflito do Iraque, alegando que a morte dos soldados se devia à aceitação dos Estados Unidos ao homossexualismo.
Se conseguirem realizar o protesto nesta sexta-feira, como prevêem, os fiéis conseguirão fazer sua primeira manifestação internacional. Mas ativistas ingleses pró-gaysjá prometeram tentar impedir o possível protesto dos crentes americanos. Alguns sites na internet sugeriram, inclusive, o uso da força para expulsa-los. O polícia de Basingstoke, onde a peça será exibida, já pediu reforço para evitar um possível confronto.
(Com reportagem do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário