10 fevereiro 2009

"O caminho para a presença de Deus"

10/02/2009 - 09:28

2º Dia
POR QUE PROCURAR A JESUS?

No dia seguinte... Quando a multidão percebeu que nem Jesus nem os discípulos estavam ali, entrou no barco e foi para Cafarnaum do outro lado do mar, perguntou-lhe: “Mestre, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu: “A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mais porque comeram os pães e ficaram satisfeitos”.

- JOÃO 6.22-26

Multidões vieram procurar a Jesus. Quando finalmente o encontraram, o Senhor olhou para eles e percebeu a razão de sua procura. Não eram porque haviam visto Jesus realizar sinais miraculosos. Eles buscaram Jesus porque haviam se alimentado e estavam satisfeitos. O propósito dos sinais é dar direção ou instrução. Os sinais miraculosos que Jesus realizou poderiam ter indicado ao povo a maravilhosa realidade de que Ele era o Messias. Entretanto, Jesus sabia que essas pessoas queriam apenas encher o estômago. A ânsia de receber o que Ele podia dar era maior do que o desejo de conhecê-lo.
Mesmo hoje em dia, com muita freqüência, buscamos a Jesus pelos motivos errados. De maneira egoísta, procuramos apenas as bênçãos e os benefícios, em vez de buscá-lo como resultado do nosso amor e desejo por Ele. Sem percebermos, algumas vezes usamos a Jesus e o reduzimos a um recurso em tempo de necessidade.
Talvez você conheça alguém que somente aparece quando precisa de ou quer algo seu. Ou até pior, alguém procurou sua amizade e, somente mais tarde, você descobriu que a motivação dele era conseguir algo em troca. Talvez quisesse sua influencia, dinheiro, bens materiais ou posição. Na realidade, ele realmente não se preocupava com você nem o amava – mesmo que por algum tempo você lhe tenha sido útil. Se já encontrou tais “amigos”, sabe como é se sentir usado.
Esta atitude egoísta tem permeado nossa sociedade – até mesmo na Igreja. Algumas vezes, pessoas se casam por motivos egoístas. Elas não compreendem que o casamento é um pacto – não um contrato – e se motivadas pelo que seu parceiro pode fazer por elas. E se o parceiro não supre suas expectativas, procuram outro.
Muitos cristãos tem um descontentamento crescente e seu amor tem se esfriado. Servem ao Senhor pelo que Ele pode fazer por eles – não como resultado do amor por quem Ele é. Enquanto Deus supre seus anseios, permanecem felizes e entusiasmados em relação a Ele. Mas, quando passam por um período de seca, revelam os verdadeiros motivos de seu coração. A qualquer hora que o foco estiver em si mesmos, as queixas aparecerão.
Considere os filhos de Israel no Antigo Testamento. Depois das pragas do Egito, eles escaparam. Faraó e o seu poderoso exército perseguiram o povo para trazê-lo de vota. O Senhor dividiu o Mar Vermelho, e o povo atravessou em terra seca. Nesse processo, livrou seu povo das mãos de Faraó.
As escrituras dizem: “Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. E Miriã lhes respondia, cantando: “Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro” (Êx. 15.20,21). Essas pessoas celebravam porque ficaram impressionadas com a bondade e a grandeza de Deus. Mesmo assim, apenas três dias depois, no deserto de Sur, eles encontraram as águas amargas e começaram a se queixar de Moisés e de sua liderança. Moisés respondeu: “Vocês não estão reclamando de nós, mais do Senhor” (Êx. 16.8). A dificuldade apenas revelou o amor deles por si mesmos, o que os manteve distantes do conhecimento íntimo de Deus.
No meio de nossa experiência no deserto, nosso coração deveria se afastar do egoísmo e ir em direção a uma busca pelo Senhor.

REMOVENDO BARREIRAS
Qual é a sua verdadeira motivação para buscar a Jesus? Ela não passa de uma busca egoísta ou você realmente anseia por uma intimidade com o Senhor? Se sua motivação é basicamente egoísta, então se arrependa e volte suas afeiçoes em direção aos desejos do coração do Senhor.

ORAÇÃO
Senhor, de ti em cada momento, cada dia. Enche minha vida com teu amor, comunhão e presença. Quero buscar-te como uma criança que te ama e te adora. Admito que muitas vezes minha motivação em buscar-te envolveu pedidos egoístas de uma provisão depois outra. Limpa meu coração do egoísmo. Senhor, tu conhece meu coração e minhas necessidades. Eu coloco em tuas competente mãos essas necessidades e desejos.
Hoje eu mudarei minha atitude e buscar-te-ei como uma criança amorosa. Afina meu coração para cantar teus louvores. Enche-me com teu amor para que eu possa ser um testemunho vivo de teu amor. Usa-me hoje para amar as pessoas e para amar a ti. No nome de Jesus eu oro, amém.

A LUZ DE HOJE PARA O CAMINHO:
João 5.36; João 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário