16 abril 2010

Artigos

O Que é Mente?
Watchmam Nee

"Pela intuição conhecemos a vontade de Deus,mas a mente é quem explica"

O que é esta mente de que fala o Novo Testamento? Podemos examinar este assunto sob três ângulos. Do ponto de vista físico, os seres humanos, possuem cérebro. Considerados psicologicamente, têm mente; e falando espiritualmente, têm intuição. Aquilo que diz respeito à matéria chama-se cérebro; e aquilo que diz respeito ao intelecto ou raciocínio é a mente. Apesar de não ousarmos dizer que a nós representa a mente toda, ela, não obstante, certamente ocupa a maior parte da mente. Pela intuição do espírito, recebemos uma impressão de Deus. Pela mente da alma, essa impressão intuitiva é interpretada e nos é dada a conhecer. Conhecemos a vontade de Deus pela intuição, mas a intuição, sendo irracional e não sistemática, precisa ser explicada pela mente.
Agora permitam-me dizer ainda que o homem possui três órgãos de conhecimento. No corpo, é o cérebro; no espírito, é a intuição; e na alma, é a mente. Quando dissecamos o cérebro, nada vemos além de uma substância cinzenta e branca. E a intuição é algo que às vezes sentimos e às vezes não. Às vezes parece constranger, e outras vezes parece restringir. É a entidade que está no profundo de nosso íntimo. A mente, porém, se encontra entre a intuição e o cérebro. Ela interpreta o significado da intuição e leva o cérebro a expressá-lo em palavras. Se a mente do crente for defeituosa, mesmo que ele tenha uma forte intuição e um bom cérebro, sua vida será destituída de qualquer padrão. Passará os dias insensatamente. E não será capaz de expressar o que lhe vai no íntimo. Tudo isto se deve à falta de renovação de sua mente. A Mente do Pecador
Consideremos primeiro a mente do pecador. Ele tem uma mente corrompida e depravada (Roma nos 1:28; 2 Timóteo 3:8), fútil e vã (Efésios 4:17), carnal (Colossenses 2:18), e contaminada (Tito 1:15). É esse o estado da mente do pecador. Agora, porém, o pecador está salvo. Contudo, se relem brar sua experiência de antes de ser salvo, o que poderia dizer de sua atitude para com Deus? Qual é a situação da mente do pecador na presença do Senhor?Suponhamos um pecador muito insensato que quase nada sabe. Mas à medida que começamos a falar-lhe a respeito de Deus, ele se oporá a nós com todo tipo de argumento. Insistirá em que Deus não existe. Ficamos surpreso com tal afirmativa da parte de um insensato. Por que ele fala assim? Porque sua mente está obscurecida. Sua mente está obscurecida e morta; seu espírito encontra-se completamente em trevas. Ele não tem como conhecer a Deus e é totalmente incapaz de conhe cer o caminho divino. O que o leva a levantar todos esses argumentos contra Deus? Sua mente depravada,fútil e contaminada. É essa a situação do insensato.
Mas, e o homem inteligente, aquele que pode discutir filosoficamente a respeito de Deus? Ele a tudo professa conhecer, e no entanto não crê em Deus. Tenta encontrar muitas razões para refutá-lo. Ele se opõe a Deus tanto quanto o insensato. Apesar de o sábio e de o insensato estarem em pólos opostos acerca de centenas de coisas, na questão de não crer em Deus estão perfeitamente de acordo. A causa disto nada mais é que o fato da mente em ambos estar obscurecida e o espírito, morto. Por estar morta a mente, são incapazes de receber a luz de Deus. Seus pensamentos se tornam desenfreados e irregulares. Por isso, Deus declara, no caso dos que perecem, que "o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus" (2Coríntios 4:4).





Fonte – O Homem Espíritual – Volume -01

Nenhum comentário:

Postar um comentário