22 janeiro 2010

Notícias

Deus Odeia o Haiti?
Albert Mohler

"As imagens que chegam do Haiti são como cenas do Inferno de Dante. A magnitude da calamidade é sem precedente. De muitas formas, o Haiti quase deixou de existir".


O terremoto que transformará para sempre aquela nação surgiu quando placas subterrâneas deslizaram aproximadamente seis milhas sob a superfície da terra, ao longo de uma linha de falha que ameaçava trazer dificuldades há séculos. Mas ninguém viu que um tremor desta magnitude estava chegando. O tremor 7.0 veio como um pesadelo, com a cidade de Porto Príncipe desmoronando, vilas inteiras sendo destruídas, corpos voando pelos ares e esmagados sob montanhas de escombros. Orfanatos, igrejas, mercados, casas e edifícios do governo desmoronaram. O governo civil praticamente deixou de funcionar. Sem energia, a comunicação foi cortada e os esforços de salvamento foram seriamente prejudicados. Pilhas de corpos estão aumentando, a esperança está acabando e a ajuda, apesar de estar a caminho, não chegará a tempo para muitas das vítimas.


Até mesmo quando as botas estão finalmente tocando o chão e os esforços de salvamento estão chegando à ilha, estimativas quanto ao número de mortos vão a patamares tão altos quanto 500.000. Levando em consideração o terreno montanhoso e as densas povoações que tinham estado penduradas ao longo da linha de falha, aldeias inteiras podem ter desaparecido. A nação mais pobre do hemisfério ocidental experimentou uma catástrofe que parece quase apocalíptica.


"A nação mais pobre do hemisfério ocidental experimentou uma catástrofe que parece quase apocalíptica."


Na verdade, é difícil não descrever o terremoto como um desastre de proporções bíblicas. Certamente parece que a ira de Deus caiu sobre a nação caribenha. Acrescente a isso o fato de que o Haiti é bem conhecido por sua história de sincretismo religioso, misturando elementos de várias fés, incluindo práticas ocultas. A nação é conhecida pelo vodu, feitiçaria e por uma tradição católica que foi grandemente influenciada pelas ciências ocultas.
A história do Haiti é um catálogo de desastres políticos, um após o outro. Em um dos relatos da luta da nação pela independência dos franceses, no final do século dezoito, é dito que os representantes da nação teriam feito um pacto com o diabo para se livrar dos franceses. De acordo com esta narrativa, os haitianos consideravam os franceses como católicos e quiseram ficar lado a lado com quem quer que se opusesse a eles. Por isso, alguns referem-se àquela tradição para explicar tudo aquilo que marcou a tragédia da história haitiana, incluindo agora o terremoto de 12 de janeiro de 2010.


Deus odeia o Haiti? Essa é a conclusão a que muitos chegaram, apontando para o terremoto como um sinal do julgamento direto e observável de Deus.
Deus julga as nações - todas elas - e Deus julgará as nações. O Seu julgamento é perfeito e a Sua justiça é certa. Ele governa sobre todas as nações e a Sua vontade soberana é demonstrada na ascensão e queda de nações, impérios e povos. Cada molécula de matéria obedece ao Seu comando e os terremotos revelam o Seu reinado – assim como fazem as correntes de socorro e assistência que fluem agora mesmo para o Haiti.

"A arrogância da presunção humana é um perigo real e presente. Nós podemos vincular os efeitos de uItálicom motorista bêbado a um acidente de carro, mas não podemos associar os efeitos do vodu a um terremoto - pelo menos não tão diretamente."


Um cristão dedicado não pode aceitar a reivindicação de que Deus é um espectador nos eventos mundiais. A Bíblia claramente proclama o governo soberano de Deus sobre toda Sua criação, o tempo todo. Nós não temos nenhum direito de dizer que Deus foi surpreendido pelo terremoto no Haiti, ou admitir que Deus não poderia tê-lo impedido.
O governo de Deus sobre a criação envolve ações diretas e indiretas, mas o Seu governo é constante. O universo, até mesmo depois das conseqüências da queda, ainda demonstra os atributos de Deus em todas as suas dimensões, objetos e ocorrências. E, no entanto, nós não temos nenhum direito de reivindicar que sabemos por que um desastre como o terremoto no Haiti aconteceu naquele lugar e naquele momento.
A arrogância da presunção humana é um perigo real e presente. Nós podemos vincular os efeitos de um motorista bêbado a um acidente de carro, mas não podemos associar os efeitos do vodu a um terremoto - pelo menos não tão diretamente. Deus julgará o Haiti por suas trevas espirituais? Claro que sim. O julgamento de Deus é algo que podemos trazer à tona, neste sentido, no presente? Não, nós não recebemos este conhecimento. O próprio Jesus advertiu seus discípulos contra este tipo de presunção.
Por que nenhum terremoto abalou a Alemanha nazista? Por que nenhum tsunami engoliu os campos da morte no Camboja? Por que o Furacão Katrina destruiu muito mais igrejas evangélicas do que cassinos? Por que tantos ditadores assassinos vivem até a velhice enquanto muitos missionários morrem jovens?


"A cruz de Cristo declara que Jesus ama o Haiti - e o povo haitiano é objeto do Seu amor."

Deus odeia o Haiti? Deus odeia o pecado e punirá tanto pecadores individuais quanto nações. Mas isso significa que todo indivíduo e toda nação será considerada culpada quando avaliada pelo padrão da retidão perfeita de Deus. Deus odeia o pecado, mas se Deus simplesmente odiasse o Haiti, não haveria nenhum missionário lá; não haveria nenhuma ajuda fluindo para aquela nação; não haveria nenhum esforço de salvamento, não haveria nenhuma esperança.

O terremoto no Haiti, como todo desastre terrestre, lembra-nos que a criação geme sob o peso do pecado e do julgamento de Deus. Isso é verdade para cada célula em nossos corpos, da mesma forma que para a crosta terrestre em cada ponto do globo. O universo inteiro aguarda pela revelação da glória do Senhor que vem. A criação clama pela esperança da Nova Criação.
Em outras palavras, o terremoto nos lembra que o Evangelho de Jesus Cristo é a única mensagem real de esperança. A cruz de Cristo declara que Jesus ama o Haiti - e o povo haitiano é objeto do Seu amor. Cristo quer que nós mostremos à nação haitiana o Seu amor e compartilhemos o Seu Evangelho. No meio desta tragédia indizível, Cristo quer que nós nos apressemos em ajudar as pessoas sofridas do Haiti, e nos apressemos em falar a elas do Seu amor, da Sua cruz e da salvação somente no nome dEle.
Absolutamente tudo na tragédia do Haiti aponta para a nossa necessidade de redenção. Esta tragédia pode conduzir a uma renovada abertura ao Evangelho entre o povo haitiano. Isso será para a glória de Deus. Enquanto isso, o povo de Cristo tem que fazer tudo o que pode para aliviar o sofrimento, tratar os feridos e confortar os enlutados. Se o povo de Cristo é chamado para fazer isso, como podemos dizer que Deus odeia o Haiti?
Se você tem alguma dúvida a respeito, pegue sua Bíblia e vá para João 3:16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Essa é a mensagem de Deus para o Haiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário