03 setembro 2009

"Louvor e Luta"
Watchman Nee : Revista À Maturidade - Outono de 1978
"A vitória não é um resultado da luta, mas do louvor".

Vamos olhar outra passagem com relação ao louvor. Ela é encontrada em 2 Crônicas 20. 20-22 - “Pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé, e disse-me: Ouvi-me, ó Judá, e vós moradores de Jerusalém! Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis. Aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que, vestidos de ornamentos sagrados, e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre. Tendo eles começado a cantar e dar louvores, pôs o Senhor emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe, e os do monte de Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados”.
Vemos aqui o desenrolar de uma batalha. Josafá reinou durante os últimos anos da nação de Judá. O país estava excessivamente fraco e totalmente incapacitado para se defender dos ataques de Amom, Moabe e dos filhos de Monte Seir. Judá seria completamente derrotado, e talvez até mesmo destruído. Josafá, porém temia a Deus e, por causa disso, houve um reavivamento durante o seu reinado. Embora ele não fosse perfeito, todavia desejou seguir a Deus. Ele exortou o povo a confiar no Senhor. Como deveriam enfrentar os inimigos? Não com um exército, mas nomeando cantores para louvar ao Senhor. Aqueles que iriam cantando louvores ao Senhor deveriam vestir-se com roupagem santa. Eles deveriam caminhar adiante do exército proclamando: “Rendei graças ao Senhor, porque sua misericórdia dura para sempre”.
Por favor, observe a palavra “começando”; no exato momento em que o povo de Deus cantou e louvou o Senhor derrotou os amonitas, moabitas e o povo de Monte Seir.
Aprendemos aqui uma grande lição. A vitória não é um resultado da luta, mas do louvor. Devemos descobrir como vencer o inimigo, louvando ao Senhor. Não se obtém isso apenas através da oração, mas também através do louvor. Quando nossa fé está fraca, sentimos que devemos orar muito; mas quando nossa fé é fortalecida, estamos em condições de louvar ainda mais. Muitos, reconhecendo a ferocidade do inimigo e suas próprias fraquezas, tentam lutar e orar. Eles falham em reconhecer este princípio maravilhoso de que a vitória não depende da luta.
Os filhos de Deus frequentemente se deixam vencer pela tentação de lutar. Eles supõem que não poderão triunfar ao menos que lutem. Vêem-se então cercados por dificuldades quase insuperáveis, pois tem de tratar de cada caso e cada pessoa. Eles precisam encontrar uma fórmula para enfrentar os amonitas, outra para os moabitas e ainda outra para o povo de Monte Seir. Ficam envolvidos com métodos e povos. Lembremo-nos contudo, que quanto mais nos envolvemos com métodos, menor a nossa capacidade de vencer. Por quê? Porque isto nos coloca na mesma situação e no mesmo campo de batalha com aqueles a quem temos de enfrentar. Ficamos de um lado e eles do outro. Nossa situação é idêntica. Um exército aqui e um exército ali, e assim lutamos. Em tais circunstâncias, não é fácil vencer. Mas, uma situação totalmente diferente se apresenta quando temos um exército aqui e um coro ali. Não há luta, pois cantores não são guerreiros. Se estes cantores não fossem crentes inabaláveis em Deus, seriam então dementes. Mas eles não eram loucos, porque eram crentes. Louvado seja o Senhor, pois nós também não somos loucos, mas verdadeiros crentes em Deus!
Os crentes jovens devem aprender esta lição imediatamente. Você não tem de esperar muitos anos para começar a aprender a lição do louvor. Isto é algo para ser adquirido no inicio da vida cristã. Cada vez que enfrentar um problema, peça a Deus misericórdia, a fim de que suas mãos não se envolvam em preparativos de guerra e sua mente se abstenha de conceber métodos de batalha. Que Ele proteja você, para que nenhum plano se oculte em seu intimo e nenhuma ação se manifeste exteriormente. Muitas batalhas são ganhas pelo louvor, do mesmo modo que muitas derrotas são causadas pela ausência dele.Se você confiar em Deus, na hora da angústia poderá dizer: “Eu louvo Teu Nome. Embora meus problemas sejam maiores do que minha habilidade, Tu és maior do que meus problemas. Eles são fortes, mas Tu és mais forte. Tua misericórdia dura para sempre”.
Existe uma santa sublimidade no louvor a Deus. O louvor se eleva mais do que a oração. Aqueles que louvam não descansam na esperança; eles já a sobrepujam. Eles louvaram até alcançar a vitória.
“Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscadas...e foram desbaratados”. Eu creio que nada move tanto ou tão depressa a mão do Senhor como o louvor. Existem muitas ocasiões em que precisamos orar. Eu não sugiro de modo nenhum que possamos dispensar a oração. De forma alguma, nós precisamos da oração. Definitivamente encorajamos os crentes jovens a se entregarem por completo à oração diariamente. Entretanto, existem muitas circunstâncias que são vencidas apenas através do louvor.
Humildemente reconheço que muitos dos filhos de Deus compartilham esta experiência comigo. Muitos passam por provas severas e contínuas. Quando a provação se torna muito dura e a batalha violenta, a pessoa se encontra então nas mesmas condições de Josafá. Em tais condições tudo parece estar perdido. Um lado é tão forte e o outro tão fraco, que uma comparação se torna quase impossível. Nós nos sentimos como que envolvidos por um redemoinho. O problema é grande demais para nós. É natural concentrar então nossos pensamentos na dificuldade do momento, nossos olhos nada vêem senão o problema presente.Quanto mais alguém é provado, tanto mais dá valor ao que lhe resta. Para muitas viúvas, um punhado de farinha na panela e um pouco de azeite numa tigela são muito mis importantes do que tudo que possa ser guardado no depósito (veja I Reis 17). À medida que aumenta a provação da pessoa, assim também a sua compreensão do problema. Ela sempre nota quão pouco sobrou para si. Este momento, em que o indivíduo examina a si mesmo e à sua situação, é o ponto alto da prova. Quanto mais alguém é provado, mais ele analisa a si mesmo e à sua situação. Mas isto não acontece com aqueles que conhecem a Deus. As provações apenas fazem com que voltem os olhos para o Senhor. Quanto maiores as provações, mais eles louvam.
Precisamos aprender a não olhar para nós mesmos. Nossos olhos devem alçar-se para o Senhor. Levantemos nossas cabeças e digamos: “Senhor, a tudo superas. Nós te louvaremos”. Quero dizer-lhes que louvor assim tão manifesto, louvor que vem do coração, louvor que flui do sofrimento, é o sacrifício de louvor. Tal louvor se eleva a Deus instantaneamente e o inimigo é derrotado por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário