31 agosto 2009

Artigos

Salmos de Louvor
Watchman Nee : Revista À Maturidade - Outono de 1978

"Os Salmos não são apenas de louvor, são também de sofrimento".

O louvor é muito enfatizado e frequentemente registrado na bíblia. Desde a época da saída do Egito, nós encontramos incessantes louvores. A coleção inteira dos Salmos está cheia de louvores. Primeiro Moisés compôs um cântico de louvor em Êxodo 15, e a partir de então através de todo o Velho Testamento, houve muitas notas de louvor. “Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas”? (Ex. 15.11). Deus é extraordinário e digno de ser louvado.
Muitas pessoas não compreendem plenamente porque a coleção de Salmos está na Bíblia. É como se Deus não estivesse satisfeito com todos os louvores perante Ele. Seus Salmos não são apenas salmos de louvor, são também de sofrimento. Muitos registram a experiência de serem levados para as sombras da morte: “Todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim” (Salmos 42.7). Eles foram abandonados pelos homens, difamados e perseguidos pelos inimigos; contudo, estas experiências resultaram em louvores a Deus. Tais palavras de louvor, consequentemente, não são proferidas pelas bocas dos prósperos; mas daqueles que estão sob a disciplina de Deus.
Todos os que estudam a Bíblia sabem que dentre todos os livros do Velho Testamento, a coleção dos Salmos expressa mais profundamente os sentimentos feridos dos homens. Mas, por favor, lembre-se que nestes mesmos salmos as vozes de louvor são as mais fortes e as mais altas. Dos muitos sofrimentos, perseguições e difamações, Deus tem composto cânticos de louvor nas vidas do Seu próprio povo. Eles aprendem a louvar a Deus em toda e qualquer circunstância.
Não pense que o louvor resultante da alegria é o mais alto. Geralmente, o louvor mais alto vem daqueles que passaram por grandes aflições perante Deus. Tal louvor é bem aceito e totalmente abençoado por Deus, e é isto que Ele deseja que cada um de nós aprenda. Devemos alçar a nota de louvor não somente quando estamos no cume a avistarmos a terra prometida de Canaã, mas devemos também aprender a compor salmos de louvor quando andamos pelo vale da sombra da morte. Isto é realmente louvor.
Podemos agora concluir qual é a verdadeira natureza do louvor. Como já dissemos, o livro de Salmos é o único livro de louvor no Velho Testamento. Seu título poderia ser exatamente esse: “Louvor”. Muitos extraem dos Salmos os seus louvores. Muitos Salmos podem ser cantados. Durante a época do Velho Testamento as pessoas realmente cantavam os Salmos. Mas tome nota do fato de que os que ofereciam louvor no Velho Testamento eram aqueles que Deus havia propositalmente conduzido através de situações aflitivas para que mediante os seus sentimentos feridos eles pudessem compor as palavras de louvor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário