13 abril 2009



6º dia
"OUVIR E OBEDECER A DEUS"


E o SENHOR disse a Moisés: “Pegue a vara, e com seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem”. Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam.

NÚMEROS 20.7,8,11

E espantosamente, o Senhor deu água mesmo Moisés tendo desobedecido às instruções de Deus sobre como agir. A água era para o povo, em resposta à sua necessidade. Assim, Deus não privou as pessoas do milagre para punir Moisés.
Moisés desobedeceu e bateu na rocha em vez de falar a ele. Agindo assim, transferiu o foco de Deus para se mesmo. Frustrando com o povo de Israel e frustrado com Deus porque a água não saiu imediatamente, Moisés bateu na rocha como havia feito anteriormente no deserto de Sim (veja Êxodo 17.1-7). Talvez Moisés tivesse começado a gostado de sua habilidade em liderar e agora acreditasse que deus o honraria independente do que fizesse. Como Moisés não honrou a Deus diante dos israelitas, Senhor o impediu de liderar o povo para dentro da terra prometida.
Uma vez mais, Moisés havia feito algo do seu jeito (quando ele tinha quarenta anos, tentou livrar o povo à sua própria maneira). Contudo, dessa vez as conseqüências eram consideravelmente grandes. Moisés havia andado no poder e na força de Deus, e toda a sua força era derivada de sua dependência de Deus. Moisés agiu independentemente de Deus na frente do povo, por isso, sua ação trouxe julgamento e punição. Deus disse que por causa de seus atos, Moises não guiaria o s filhos de Israel para dentro da terra prometida.
Como o povo de Israel, estamos em uma jornada pelo caminho da presença de Deus. Nosso jornada nos prepara em uma jornada pelo caminho da presença de Deus. Nossa jornada prepara para andarmos no poder e na glória do Senhor – sem o pecado e o castigo resultante da desobediência. Nesse caminho, nosso orgulho é humilhado e a humildade é exaltada. O homem verdadeiramente anda como Jesus andou, clamando: “Eu não farei nada até ver o Espírito do Senhor agir. Em minha própria força e habilidade eu não sou nada”.

O profeta Habacuque escreveu: “Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o SENHOR me dirá e que resposta terei em minha queixa. Então o SENHOR me respondeu: “Escreva claramente a visão em tábuas, para que se leia facilmente. Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, não falhará. Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará” (Hc. 2.1-3).
Habacuque declarou que escreveria o que viu e que, no tempo apropriado, lidaria com o que presenciaria. Ele prosseguiu dizendo: “Escreva: O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade” (Vs.4). o profeta entendeu que uma alma orgulhosa é deformada ( não espera a palavra do Senhor, mas age por sua própria força).
Assim, muitas vezes, queremos agir em frente apressados em vez de esperar em Deus. Receber uma resposta pode exigir paciência e constante obediência à voz de Deus.
Quando direcionamos nosso coração em obediência à voz de Deus, ele nos mostrará como quer que vivamos. Qualquer coisa realizada à parte da sua liderança e habilidade é inútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário