03 março 2009

Retiro Zona Norte 2009 (Ministrações Rafael Maroun)

03/03/09 - 19:26
(1º dia – sábado 21) (Noite)
“NÓS TEREMOS FOME DO QUE NOS ALIMENTA”



A fome é o elemento principal pelo qual nós iremos ou não buscar a Deus. Deste modo deveremos ter em mente que nós temos total controle do nosso apetite, não Deus. A questão é: “Quais apetites e anseios nós iremos desenvolver?”
· Porque muitos crentes tem um relacionamento superficial com Deus?
· Porque eles não procuram um profundo, e mais consistente relacionamento com ele?
· O que está os segurando?
· O que iria os acender e fazê-los responder a seu chamado para se aproximarem?
RESPOSTA“É a nossa fome e sede de conhecê-lo”.
Davi clamou, (Sl. 42.2.4)
“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo:
Quando irei e me verei perante a face de Deus?
As minhas lágrimas tem sido meu alimento dia e noite;
Enquanto me dizem continuamente;
O teu Deus onde está?
Lembro-me destas coisas;
E dentro de mim se me derrama a alma.


Lembro-me = “zacar” em hebraico que quer dizer “reter no pensamento” dicionário VINE diz que essa palavra grega e inglês , significa: “Mais do que recordar”
Isso de fato mostra a fome insaciável que Davi tinha por Deus. Essa fome faz com que venhamos a nos achegar a Deus sem olhar para os obstáculos que enfrentaremos.


“ORAÇÃO EQUIVOCADA”
Muitos oram, “Senhor aumenta minha fome por Ti”. Ainda assim isto não é correto. Nós somos o que determinam a nossa fome, não ele.
(Pv. 27.7) “A alma farta pisa em favo de mel, mais a alma faminta todo amargo é doce.”
Se nossa alma estiver cheio de entretenimentos, prazeres e desejos deste mundo , com certeza irá desprezar doce favo da amizade de Deus. Se nossa alma está sobrecarregada pelos desejos desta vida, podemos até não desprezar, mais pegaremos leve. O grau em que estamos cheios das coisas do mundo, determina a nossa resposta para o chamado DEle.
EX: “Quando comemos uma comida e ficamos satisfeitos, e vamos a um lugar onde a comida é muito superior, não importa a qualidade da comida não sentimos a mínima vontade de comer”


“EXEMPLO DE DAVI”
Davi foi um homem de muitos servos e riquezas, e de fato ele entregou para seu filho Salomão:
· 100.000 talentos de ouro = 4.000 toneladas de ouro;
· 1.000,000 de talentos de prata = 40.000 toneladas de prata;
· E bronze e ferro em tal abundância, que nem foram pesados;
(1 Cr 22.14).
E mesmo assim como Davi se descreve?
“Inclina, Senhor, os ouvidos e reponde-me, pois estou aflito e [pobre] necessitado”
(Sl 86.1). ele se declara pobre e necessitado ! e ele não podia estar sendo político com Deus, pois estava sendo inspirado por Ele. Ele estava cativado pela fome divina, completamente desesperado por INTIMIDADE.
Davi nunca deixou que suas riquezas saciassem o apetite de sua alma. (Sl.42.3)

“UMA PALAVRA AOS PASTORES”
(Oséias 4.9) “Por isso, como é o povo, assim é o sacerdote; castigá-lo-ei pelo seu procedimento e lhe darei o pago de suas obras”.
· Poderíamos facilmente dizer: “Como é o Pastor assim é o povo – se falta paixão ao Pastor, o povo é indiferente também”.

“SEU TERMÔMETRO ESPIRITUAL”
Recaídas não começam quando estamos enrolados em pecados etc. NÃO, recaídas começam quando nos achamos indiferentes às escrituras e coisas de Deus, acontecem quando estamos mais atraídos pelas coisas naturais do que as coisas de Deus.
A fome é seu termômetro espiritual. Um sinal de enfermidade espiritual é a falta de apetite pelas coisas de Deus, e sinal de saúde é fome pela palavra e presença de Deus.


“GUARDANDO O QUE É MAIS PRECIOSO”
(Pv. 4.23) “Sobre tudo que se deve guardar, guarda o coração”.
Não há nada mais importante para nós guardarmos, prestar a atenção ou proteger. As pessoas guardam aquilo que consideram ter mais valor para elas. E Deus diz que o que temos de mais precioso na terra são nossos corações. A partir daí saberemos reconhecer o espírito do mundo que está em inimizade com o Espírito Santo.

· Quais cuidados, desejos, e prazeres que você está mais vulnerável? E como eles podem diminuir sua fome pelo “doce favo de mel” da amizade de Deus?
· Como você avalia seu apetite espiritual? Satisfeita, faminta, ou indiferente?
· Quais os passos você pode dar hoje para guardar seu coração? Existe alguma “porcaria” espiritual em sua dieta que precisa ser eliminada?

(Sl. 107.9) “Porque Ele sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto”.



2º dia – domingo dia 22/02. (Tarde)
“O Verdadeiro Arrependimento”
Arrependimento no sentido literário = “Mudança de Mente” (no grego=Metanóia). É muito mais do que um simples remorso, que temporariamente nos abate, mais logo voltamos as praticas passadas.
Arrependimento, num sentido prático, significa: dar meia volta, voltar atrás... deixar de fazer o errado e passar a fazer o que é certo.
O significado prático da palavra define uma ação e não um discurso, por mais que o mesmo seja regado a lágrimas e juras de fidelidade futura.
A Palavra de Deus nos diz: "Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas." (Apocalipse 2:5)
· Lembra-te, pois, de onde caíste...
· Arrepende-te... , ou seja, volte lá (talvez não no sentido material, físico, mas volte lá e confronte você mesmo de frente, "julgue a si mesmo..."(1 Cor.12)
· Volta a prática das primeiras obras... (volta a fazer o que você fazia antes), ou no caso de você ter começado uma prática errada volte a praticar o "não fazer". Enfim, o que nos parece por esse texto é que o Senhor está interessado em algo mais que justificativas.
O Espírito Santo em nós nos convence do pecado. Daí então voltamos "ao local do crime" e começamos a agir corretamente.

“FRUTOS DE ARREPEDIMENTO”
(Mt. 3.5-8)
“Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judeia, e de toda a circunvizinhança do Jordão, e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?”
(Vs. 8) - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento,

(Atos 26.20) “Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco, e depois em Jerusalém, e por toda a terra da Judeia e também aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento”.
Arrependessem = Mudança de Mente;
Convertessem = Mudança de atitude;
Obras dignas de Arrependimento = Fazer o caminho de volta ou até mesmo “Restituir” (Lc 19.8)
O Arrependimento genuíno produz frutos, e o seu primeiro fruto é, “Denunciar seus Pecados”.


Para que confessamos os pecados ?

“Para obter cura”
(Tg 5.16)
“Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação”.

“Para prosperar”
(Pv. 28.13)
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.

“Para ter comunhão uns com os outros”
(1 Jo. 1.7)
“mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado”.


2º dia – domingo dia 22/02. (noite)
“RESGATANDO O MINISTERIO DE JOÃO”
(Mateus 4.18-22
) E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos - Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores.vs.19 Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.vs.20 Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram.vs.21 E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos - Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou.vs.22 Estes, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no”.

· O que Pedro estava fazendo quando o Senhor o chamou? “Lançando a rede ao mar”
· E o que fazia João? “Ele estava no barco remendando as redes”.
Aqui podemos presenciar o mais surpreendente fato: Deus já tinha desenhado para cada um suas obras exemplificado exatamente por aquilo que os ocupava no momento em que o Senhor os chamou.
Pedro – posteriormente seu ministério foi a obra de lançar como um pescador de homens.
João – Deus chamou João para remendar as redes, ou seja, para restaurar a condição original. (um relacionamento com o Senhor da Pai e filho)
Paulo (Atos 22.10)Então disse eu: Senhor que farei? E o Senhor me disse: Levanta-te, e vai a Damasco, onde se te dirá tudo o que te é ordenado fazer”.
A obra de Paulo está relacionada ao “Como fazer” ficando claro a responsabilidade me edificar pessoas. Diferente de Pedro que de uma só vez levou 3.000 pessoas a Cristo.


“JOÃO FOI CHAMADO PARA FAZER O QUE?”
Nada mais do que enfatizar a obra interior! Por isso podemos ver como João fala apaixonadamente sobre termos um relacionamento com Deus, como um relacionamento de Pai e filho, e isso fica claro na maneira em que ele inicia seu evangelho. Como o inicio de tudo “com Jesus”.
João não fala em seu evangelho sobre coisas exteriores, como: Igreja, vestimenta, comunhão e relacionamento de marido e mulher, não que isso não seja importante, mais devemos enxergar que este ministério vem primeiro e que as redes estão rompidas e o desejo de Deus é restaurar as redes, porque os peixes estão indo embora. Por isso precisamos tanto do Ministério de João.
(1 João 2.21) “Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade”. REMENDAR = “Não é comprar redes novas, mais restaurar as redes a sua condição original, ou seja trazer de volta aquilo que era dês do inicio.

5 comentários:

  1. Adorei o blog! Está lindão! rs Só falta um mural pra gente escrever!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. esses dias de retiro foram os melhores da vida vida, entre outros que estão por vir

    ResponderExcluir
  4. nossa,vidaaa,como gritei,nós somos a geração!
    a geração de adoradores,melhorando para o Senhor!
    foi muito bom estar com eles, se eu pudesse definir em uma palavra ,seria ; surpreendente!!
    bjuuu amo vocês !

    ResponderExcluir
  5. hola amado rafael , me alegro mucho lo que esta haciendo papá con tu vida , que él siga bendiciendote y llenandote de su gracia , no olvide a tu hermano de chile , te ama joaquin

    ResponderExcluir