14 fevereiro 2009

14/02/09 - 12:50
"Religiosos querem flexibilizar imigração nos EUA"
Igrejas, líderes, parlamentares e ONGs reivindicam de Obama ‘reforma humana’ no setor.

Organizações religiosas dos Estados Unidos começaram uma campanha para pressionar o governo Obama pela implantação de uma “reforma humana” no setor de imigração. O movimento conta com o apoio de líderes religiosos e de congressistas. Mais de 500 organizações nacionais e regionais, congregações locais e dirigentes eclesiásticos, organizados na Coalizão Interreligiosa para a Imigração, expressaram a necessidade de que nova a administração dos EUA e o Congresso façam da reforma migratória uma prioridade.
O bispo Minerva Carcaño, da Igreja Metodista Unida, explicou que, em primeiro lugar, é prioritário favorecer a reunificação familiar. O religioso lembrou que inúmeras famílias são separadas devido a problemas alfandegários – muitas vezes, um cônjuge é deportado e o outro fica em território americano, ou pais vão e os filhos ficam. “É preciso criar um processo para que os imigrantes ilegais tenham a oportunidade de obter o visto”, defende Carcaño, que também reivindica a criação de canais de entrada eficazes para os novos imigrantes. “Sobretudo, é preciso redigir a reforma levando em consideração o respeito pelos direitos humanos e civis.”
Para o pastor anglicano Jim Wallis, a legislação migratória não é só um problema político, mas também religioso. “A partir do momento em que uma nação de imigrantes como os Estados Unidos se nega a dar-lhes as boas-vindas, acaba colocando em risco a própria alma”. A Coalizão anunciou que buscará a adesão de mais comunidades de todos os cultos, e que começará sua ação durante o recesso do Congresso deste mês, quando coordenará mais de cem encontros sobre a imigração em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário