09 fevereiro 2009

"O caminho para a presença de Deus"

1º dia 09/02/2009 - 10:00
"QUANDO DEUS ESTÁ EM SILÊNCIO"

Mas, se eu vou para o oriente, lá ele não está; se vou para o ocidente, não o encontro. Quando ele está em ação no norte, não o enxergo; quando vai para o sul, nem sombra dele eu vejo!
Jó 23.8.9

Muitas vezes, o clamor do nosso coração compara-se às palavras de Jó. Você deseja ouvir a Deus, mais o silencio é a única resposta. Você ora – mais suas orações parecem cair no chão. Sua frustração cresce quando recorda o tempo quando meramente sussurrava o nome do Senhor e a presença dele imediatamente se manifestava. Agora, silêncio, você quer gritar. “Deus, onde o Senhor está?”.
Como Jó, que trilhou todo o caminho, você o busca, e mesmo assim não o percebe nem as obras de sua vida. Bem vindo ao deserto! Quando seus pés sentirem a areia do deserto, saiba que não está sozinho na jornada. Você anda em boa companhia.
Você caminha onde Moisés caminhou... Moisés, criado na corte de faraó como um príncipe; Moisés, um homem com uma visão de Deus para livrar os Israelitas do cativeiro e da escravidão. Levou anos para sua visão tornar-se realidade. Nesse meio tempo, por quarenta anos, Moisés cuidou de ovelhas nos confins do deserto.
Você também anda ao lado de José... José, o filho favorito de seu pai; José, que recebeu sonhos de notável liderança e realizações; José, a quem os próprios irmãos lançaram num poço e depois o venderam como escravo, e que foi levado para a prisão.
Você está sentado ao lado de Jó..., Jó, o homem que a bíblia descreve como “o homem mais rico do oriente” (Jó 1.3); o único sobre quem Deus informa que não houve outro como ele; Jó, perdeu tudo – possessões, filhos, saúde e o apoio de sua esposa.
E a mais importante, você viaja no deserto na companhia de Jesus, o filho de Deus, que, depois de ter recebido o testemunho publico do Pai e do Espírito Santo de que ele era verdadeiramente o filho de Deus, foi levado ao deserto para enfrentar as forças da escuridão.
A procissão dos viajantes é longa porque o silencio é um tempo necessário – um período na vida de todo filho de Deus, nós desejamos contornar este caminho e, de fato, buscamos atalhos ou desvios, mais não há nenhum. Só alcançaremos o caminho para sua presença se passarmos uma temporada no deserto.
Como cristãos, se compreendermos as estações do Espírito, saberemos o que Deus quer realizar e seremos capazes de reagir sabiamente. Por outro lado, se atravessarmos o terreno da preparação de Deus sem entendimento, não conheceremos o que Ele quer realizar e poderemos agir sem sabedoria.
Considere a sabedoria do fazendeiro. É impossível para ele colher durante a época do plantio. Se não plantar durante a estação da semeadura, não ceifará seu produto no tempo da colheita. É crucial plantar na época certa. Se o fazendeiro plantar cedo demais ou tarde, sua produção será menor no tempo da colheita. As sementes não estarão na posição apropriada para receber o que precisam para florescer.
Para nos beneficiarmos do cuidado e da provisão de Deus, devemos conhecer nossa época de preparação. Clamamos pela colheita e pela benção de Deus, mesmo que não seja a estação certa – em vez disso, pode ser uma estação de poda.
Assim como tentar colher na estação errada, Deus quer que compreendamos o caminho em nossa intimidade com Ele através dos tempos de seca. O propósito de Deus no deserto é nos treinar e nos preparar para uma intimidade mais profunda. Quando compreendemos o silencio de Deus, poderemos continuar no caminho com alegria e a força de Deus.

REMOVENDO BARREIRAS
Nosso caminho através do deserto é uma jornada para uma compreensão mais profunda de Deus. Vá mais fundo na presença de Deus, aumentando o tempo de leitura da palavra.

ORAÇÃO
Deus pai, por que o Senhor parece silencioso? Eu oro e leio minha Bíblia, mesmo assim sinto-me tão distante de ti. Mantenha-me no caminho para a tua presença – mesmo que estejas em silencio. Eu desejo andar em profunda intimidade contigo.
No poderoso nome de Jesus, remove qualquer barreira em minha vida que me impeça de me aprofundar meu relacionamento contigo. Eu desejo testificar de ti como Jó também desejou proclamar a ti, mais tu sabes onde meu caminho está me levando. E quando tu me provares como o ouro no fogo, declararás que sou inocente (veja Jó 23.10)
Enquanto estou nesta jornada de quarenta dias no caminho para a tua presença, dá-me entendimento e novo discernimento sobre tua natureza. Enquanto caminho através de uma experiência pelo deserto, abre meu coração para aprender da experiência de ti. No nome de Jesus, amém.

A LUZ DE HOJE PARA O CAMINHO:
Salmo 63; Salmo 84

Nenhum comentário:

Postar um comentário