18 fevereiro 2009

Devocional

18/02/09 - 09:33

4º dia
A TAREFA IMPOSSÍVEL – POR NOSSA PRÓPRIA FORÇA

"Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele".

- JOÃO 14.21

Jesus anseia por um íntimo relacionamento de amor com todos seus filhos. Sem esse relacionamento vivificante, não podemos cumprir os mandamentos. A despeito de nossas melhores intenções em cumprir as leis de Deus, por nossa própria força é uma tarefa impossível. Lutamos sob pesada influencia de juramentos e promessas não cumpridas até estamos tão sobrecarregados que dificilmente podemos erguer a voz em oração. Nós nos sentimos presos, incapazes de obedecer; então, nos voltamos para o pastor, nossos companheiros ou amigos para pedir ajuda. Esperamos que intercedam diante de Deus a nossa favor e nos contem o que Ele está dizendo.
Eu costumava ler João 14.21 e pensar que o Senhor dizia: “John, se você guardar os meus mandamentos, provará que me ama”. Eu transformei este versículo e uma lei adicional em minha vida. Então, certo dia, o Senhor me disse para ler esse versículo novamente. Depois que li, Ele disse:
“você não entendeu o que eu estava dizendo – leia o versículo novamente”.
Eu li o versículo dez vezes.
Finalmente, eu disse:
“Senhor, perdoe minha ignorância. Mostre-me o que o Senhor está dizendo!”
“John, eu não estava dizendo que, se guardar os meus mandamentos, você provará que me ama. Eu já sei que você me ama ou não! Eu estava dizendo que se um homem se apaixonar completamente por mim, então ele será capaz de guardar os meus mandamentos!”, disse Ele.
Deus enfatiza relacionamento – não lei. Ele não pode ser conhecido através de regras e regulamentos. O único Santo Todo-Poderoso não pode ser reduzido a uma fórmula!
Apesar disso, muitas pessoas tem essa percepção do Senhor. Em vez de um relacionamento com Deus, elas o substituíram para os sete passos para a cura, um plano de salvação de quatro pontos, cinco versículos para a prosperidade e assim por diante. O conceito que tem de Deus está guardado em sua caixinhas de promessas – promessas que sorteiam e declaram como necessárias. Ainda assim, esses mesmos indivíduos se admiram porque ainda precisam se esforçar para guardar os mandamentos de Deus.
Você já se apaixonou? Quando era noivo da minha esposa, Lisa, estava completamente apaixonada por ela. Eu pensava nela constantemente. Fazia o que fosse possível para passar a maior parte do tempo com ela. Eu não precisava forçar a mim mesmo para falar para as pessoas sobre ela. Eu a elogiava efusivamente para qualquer um que ouvisse. Porque eu a amava intensamente, fazer qualquer coisa por ela era uma alegria pra mim. Não fazia essas coisas pra provar o meu amor. As fazia por que eu a amava.
Com apenas poucos anos de casamento, voltei minha atenção para outra coisas, como meu trabalho no ministério. Logo, tornou-se incrivelmente fazer coisas para ela. Por estar sempre ali, Lisa deixou de ocupar tão freqüentemente o foco de meus pensamentos. Meus presentes para ela limitaram-se às obrigações de Natal, aniversários e datas especiais e até nossas nessas ocasiões pareciam um incômodo. Nosso casamento estava em apuros – nosso primeiro amor estava morrendo!
Deus mudou meu coração para ver minhas próprias ações em relação a Lisa. Graciosamente, Ele reacendeu a cama de nosso amor e curou nosso casamento.
A mesma coisa pode acontecer em nosso relacionamento de amor com Deus. Ele não é um conjunto de regras e regulamentos. É uma jornada do coração. Será que seu relacionamento com Jesus começou a murchar? Peça a Deus para que reacenda seu relacionamento de amor.


REMOVENDO BARREIRAS
O seu relacionamento está baseado em um conjunto de regras ou é uma jornada do coração? Peça a Deus para reacender seu relacionamento de amor com o Salvador. Enquanto você gasta tempo em oração e na leitura das Escrituras, peça a Ele para substituir as regras por uma renovada intimidade.


ORAÇÃO
Jesus, eu tenho caído na armadilha de tentar amar-te obedecendo a um conjunto de regras e regulamentos. Em vez disso, quero reacender meu relacionamento de amor para contigo – não ter um conjunto de “pode” e “não pode” em minha mente.
Remove aquelas “regras” sobre ti e ajuda-me a aprender de ti. Tu disseste: “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt.11:29). Obrigado por que tu podes me ensinar a descansar em ti. Eu te louvo por seu fardo ser leve e perfeitamente apropriado.
Eu te amo, Senhor. Ajuda-me a aprofundar meu relacionamento com o Senhor e mostrar-me o caminho para a tua presença. Amém.

A LUZ DE HOJE PARA O CAMINHO:
JOÃO 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário